這是一篇最近在sapo網站上轉載的一篇文章,文章內容並不算新,但是用葡文讀起來還是一篇不錯的範文,值得參考。 大致類容:有志之士做或不做的九件事:活在當下、立志將來;直面失敗、不逃避問題;盡力而為、不苛求完美;廣交友、遠損友;量力而行、敢於說不;保持樂觀、其心勿擾;寬恕他人、牢記教訓;面對挑戰、永保活力;寧心靜氣、寬以待人。 O presidente de uma empresa norte-americana que se dedica à inteligência emocional publicou um artigo na rede LinkedIn, no qual identifica vários comportamentos que as pessoas de maior sucesso evitam a todo a custo. Segundo Travis Bradberry, presidente de uma empresa que se dedica à inteligência emocional, a capacidade de gerir as emo??es e manter a calma - quando sob press?o - é fundamental para alcan?ar o sucesso. Mas há mais: depois de analisar mais de um milh?o de pessoas, o cofundador da TalentSmart e autor de um best seller sobre o tema concluiu que a inteligência emocional está diretamente ligada ao sucesso. No artigo publicado da rede de liga??es profissionais LinkedIn, o especialista identificou nove características comportamentais dos emocionalmente inteligentes. 1. N?o viver no passado Quando se vive no passado, o mais provável é nunca se conseguir seguir em frente. Deste modo, o fracasso pode "minar" a sua autoconfian?a e impedi-lo de ser bem sucedido no futuro. "As pessoas emocionalmente inteligentes sabem que o sucesso reside na sua capacidade de ultrapassar o fracasso, e n?o podem fazer isso ao viverem no passado", explica Bradberry. Apesar dos fracassos já cometidos, é importante as pessoas acreditarem que nada se consegue sem riscos e esfor?os, acreditando sempre nas suas capacidades de vencer. 2. N?o se refugiar nos problemas Para Bradberry, o foco da aten??o determina o estado emocional, ou seja, quando uma pessoa se fixa num problema as emo??es ser?o negativas e stressantes. Esse tipo de sentimentos vai influenciar de forma negativa o desempenho pessoa. Deste modo, ao invés de se "afundarem" nos problemas, as pessoas emocionalmente inteligentes focam-se em procurar solu??es para resolverem o problema. 3. N?o se focar na perfei??o Na pesquisa desenvolvida, as pessoas bem sucedidas n?o procuravam a perfei??o, conscientes de que esta n?o existe. "Quando a perfei??o é o objetivo, a pessoa sentirá sempre a sensa??o de fracasso, gasta o seu tempo a lamentar o que deixou de fazer e o que poderia ter feito de forma diferente, em vez de apreciar o que era capaz de alcan?ar", acrescenta Bradberry. 4. N?o viver cercados de pessoas negativas As pessoas que est?o constantemente a queixar-se dos seus problemas e que s?o negativas representam um perigo para o sucesso dos que as rodeiam; N?o se preocupam com solu??es, apenas pretendem levar alguém consigo "para a cova", de modo a se sentirem melhor. Por estas raz?es e mais algumas, afaste-as de si. Mesmo que isso o possa fazer sentir-se mal e insensível, "há uma linha que separa emprestar um ouvido simpático e ser sugado para dentro de uma espiral emocional negativa", defende Bradberry. 5. N?o ter medo de dizer "n?o" "Dizer n?o é realmente um grande desafio para a maioria das pessoas", admite o especialista. Contudo, quando é necessário dize-lo, as pessoas bem sucedidas fazem-no sem rodeios, e de forma direta. A investiga??o concluiu que a dificuldade em dizer "n?o" está relacionada com o stress e com a depress?o. Ao conseguir dizer esta palavra está a assumir os seus compromissos e a defender o que quer, o que lhe permite alcan?ar o sucesso. 6. N?o deixar ninguém influenciar a sua felicidade Quando as pessoas emocionalmente inteligentes se sentem bem, elas n?o deixam que os outros estraguem essa felicidade com opini?es e sentimentos destrutivos. E também n?o comparam felicidades. N?o importa o que as outras pessoas pensam ou fazem, a sua autoestima vem de si. Tem de se preocupar com aquilo que faz, n?o com o que os outros fazem. 7. Perdoar, mas n?o esquecer A investiga??o concluiu que as pessoas com maior inteligência emocional s?o rápidas a perdoar, o que n?o quer dizer que esque?am. N?o ficam a "remoer" o que se passou, mas isso n?o significa que ir?o dar hipóteses a um novo erro. 8. N?o desistir da luta Segundo Bradberry, as pessoas emocionalmente inteligentes sabem o qu?o importante é lutar para viver no dia seguinte. Deste modo, em alturas de conflito, enfrentam os problemas e n?o se deixam abater pelas dificuldades. Fazem-no com cautela, controlando as suas emo??es e capacidades com sabedoria. Esta é a forma mais eficaz de defenderem o "seu território e saírem vitoriosos". 9. N?o guardar rancor Tendo e conta estudos realizados, guardar rancor é, na verdade, uma resposta ao stress. Pesquisadores da Universidade de Emory mostraram que o stress contribui para a press?o arterial e para doen?as cardíacas. Ao guardar o rancor está a guardar também o stress, e assim, nunca alcan?ará o sucesso. Ou seja, aprender a libertar-se do rancor n?o só o vai fazer sentir-se melhor como também vai melhorar a sua saúde. As pessoas emocionalmente inteligentes sabem que devem evitá-lo a todo o custo. |
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