Discuz! Board

 找回密码
 立即注册
搜索
热搜: 活动 资助
查看: 5579|回复: 0
打印 上一主题 下一主题

José e Pilar

[复制链接]

2

主题

3

帖子

38

积分

新手上路

Rank: 1

积分
38
跳转到指定楼层
楼主
发表于 2017-11-4 12:12:59 | 只看该作者 回帖奖励 |倒序浏览 |阅读模式
本帖最后由 帥雨函 于 2017-11-4 12:20 编辑

前段时间,葡语老师跟我们推荐了一部很有意思的纪录片José e Pilar, 记录了葡萄牙伟大的作家José Saramago和她的妻子的Pilar del Rio的日常生活。这部纪录片给我触动很大。他在获得诺贝尔文学奖后,仍然不辞辛苦参加各种活动,发表自己对社会的看法,哪怕这些观点常常受到他人的批评,尽着作为公民的职责。也让我想到主席平时对我们的教诲。大家有时间可以看看这部纪录片。

同时附上我的观后感习作,还请大家批评指正。


Eu tenho ideias para romances, e a Pilar tem ideias para a vida, e eu n?o sei o que é mais importante.” diz José Saramago no documentário José e Pilar que nos mostra a vida  ordinária com a sua mulher Pilar del Rio nos seus últimos anos. N?o há dúvida que eles se amavamcom um amor que era mais do que o amor. A Pilar, forte também macia, era como opilar na existência do escritor.

Todavia, o que mais me impressionou é a atitude do Josée m rela??o à vida. Apesar de ser muito velho e fraco, insistiu em acabar olivro A Viagem do Elefante. Embora precisasse de se sentar numa cadeira derodas, voou à volta do globo. Ainda que fosse criticado muitas vezes em virtude das ideias que tinha ou defendia, do ateísmo e da sua posi??o em rela??o ao comunismo, expressou sempre as suas ideias como cidad?o, intervindo nasociedade. Porque além de amar a Pilar, amou a escrita, o mundo e a vida.

Pelo contrário, agora, muitas pessoas vivem uma vida sem sentido. Mesmo quando estiverem ocupadas com alguma coisa significativa, parecer?o medíocres e existir?o sem alma. Isso deve-se ao facto de estarem no caminho  mas na dire??o errada, ou seja, procuram uma coisa que n?o amam. Se tiverem vontade de transformar as suas vidas em algo útil, dever?o dedicar-se ao amor, oferecer algo aos outros e criar uma vida com valor que lhes dê metase tenha significado. Caso contrário, vivem como um zombie.

Em suma, por causa do amor, alguém morreu mas ainda está vivo, no entanto, muitos est?o vivos mas já morreram.






回复

使用道具 举报

您需要登录后才可以回帖 登录 | 立即注册

本版积分规则

Archiver|手机版|小黑屋|Comsenz Inc.  

GMT+8, 2024-5-3 16:36 , Processed in 0.112502 second(s), 24 queries .

Powered by Discuz! X3.2

© 2001-2013 Comsenz Inc.

快速回复 返回顶部 返回列表